quarta-feira, 4 de maio de 2016

Transição Planetária, Mundo de regeneração, Era de Aquário

Esse Post é um apanhado sobre o tema Transição Planetária, que afirma, a terra passará de Mundo de Provas e expiação para Mundo de Regeneração:

2 Perguntas feitas ao Médium Divaldo Franco:
P. – Como o Espiritismo vê as mudanças advindas da era de Aquários? 
Divaldo – Allan Kardec usou a imagem com outras palavras. A Terra era como uma escola, um período de prova e expiações, mas depois o mundo passaria ao novo ciclo de evolução. O mundo de regeneração, a era de Aquários, para as tradições que vêm do oriente. Algumas doutrinas orientais ainda aguardam essa fase, algumas delas fundamentadas em fenômenos astrológicos, quando haveria uma conjunção que iria corresponder a um período de paz. Nessa mudança de ciclo sempre ocorrem muitos desvarios e desequilíbrios, as grandes tormentas para depois vir a tranqüilidade. Logo mais virá, realmente, esse mundo de paz cantado nos anos 60 pela filosofia hippie, como a era de Aquário. Os espíritos que irão habitar a Terra já não serão espíritos tão endividados. O essencial é o amor.



P. – Com a mudança dessa era de Provas e Expiações para a de Regeneração, para onde irão os espíritos resistentes à evolução?
Divaldo – A Bíblia tem uma imagem muito bonita de que aquele anjo que se rebelou contra Deus foi banido do céu e desceu ao inferno. É uma figura mítica, pois Deus não vai punir, vai educar, as vezes se utilizando de meios enérgicos para o rebelde. Então, Lucifer, para nós, é a inteligência rebelde. As vezes o sentimento é bom, mas a inteligência é ingrata. O nosso desejo é do bem, mas nossa inclinação é perturbadora. Acreditamos que os espíritos rebeldes serão exilados para um planeta inferior, como ocorreu com a Terra, que entre seu período de transição recebeu um grande número de espíritos que teriam vindo de um sistema mais evoluído, acredita-se que do sistema Capela, tomaram nossos corpos e desenvolveram grandes civilizações da antiguidade oriental, do Egito, a Síria, a Babilônia, a Índia, China, Japão, as grandes culturas, da Pérsia, da Grécia, e depois voltaram reabilitados. Nós acreditamos que os espíritos mais rebeldes irão para um planeta inferior, que lhes parecerá um verdadeiro inferno, pois abandonarão um mundo de tecnologia para habitar um mundo primário, e irão estimular os espíritos lá residentes e se purificar.

Pergunta feita ao site Espirito.org.br:
É verdade que a Terra passa de um mundo de expiações para um mundo de regeneração, e que este mundo praticamente começaria junto com a virada do milênio? E ainda, que muitos dos Espíritos que hoje desencarnam, se não tiverem seu campo vibratório em sintonia com esse novo mundo que se aproxima (regeneração), somente poderão reencarnar em outros planetas ainda em expiação?
R - Sim, a Terra passa por um processo acelerado de transformação. Suspeita-se que a profunda crise humana, chamada pelos Profetas de "A grande tribulação", esteja se aproximando do nosso tempo. Não há uma época específica para o ponto crítico dessa crise e o próprio Jesus afirmou que só Deus saberia o dia exato que isso aconteceria. Disse, no entanto, que por determinados sinais seus seguidores poderiam reconhecê-la. Veja mais detalhes nas Escrituras, Evangelho Segundo Mateus, capítulos 24 e 25. Quanto aos Espíritos que desencarnam, se não tiverem condições para viver numa sociedade de regeneração, certamente serão levados para outros mundos, conforme seu próprio grau evolutivo. Claro, isso acontecerá num tempo específico. Só em períodos distintos existem migrações de Espíritos humanos para outros orbes.

Continue Lendo a Matéria Clicando em " Mais informações" Logo abaixo



Idéias Principais:

- Chamam-se mundos de expiação e de provas, onde domina o mal. A Terra pertence a esta categoria, razão porque aí vive o homem a braços com tantas misérias.

- A situação material e moral da Humanidade terrena nada tem que espante, desde que se leve em conta a destinação da Terra e a natureza dos que a habitam.

- Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem.

- A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo. A época atual é de transição. Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e as crenças espiritualistas.

Síntese do Assunto:

Dentre os mundos inferiores, a Terra pertence à categoria dos de expiações e provas, porque aqui existe predominância do mal sobre o bem. Aqui, o homem leva uma vida cheia de vicissitudes por ser ainda imperfeito, havendo para seus habitantes mais momento de infelicidade do que de alegrias.

Tal qual ocorreu com a estrutura física da Terra, a evolução moral tem caminhado gradualmente, sem processos descontínuos. Os períodos geológicos marcam as fases do aspecto geral do globo, em conseqüência das suas transformações. Mas, com exceção do período diluviano, que se caracterizou por uma subversão repentina (foi época de grandes cataclismos no planeta), todos os demais transcorreram lentamente, sem transições bruscas. Durante todo o tempo que os elementos constitutivos do globo levaram para tomar posições definitivas, as mutações houveram de ser gerais. Assim também vem ocorrendo com a parte moral e intelectual dos espíritos que habitam a Terra.

É bem verdade que, pelo fato do nosso planeta ser um mundo inferior, não é caracterizado como primitivo, ou seja, destinado as primeiras encarnações dos espíritos. Os habitantes da Terra são Espíritos possuidores de um determinado progresso espiritual. Mas, também, os numerosos vícios a que se mostram propensos constituem o índice de grande imperfeição moral. Por isso, os colocou Deus num mundo ingrato, para expiarem aí suas faltas, mediante penoso trabalho e misérias da vida, até que hajam merecido ascender a um planeta ditoso.

Entretanto, nem todos os espíritos que encarnam na Terra vão para aí em expiação. As raças a que chamais de selvagens são formadas de espíritos que apenas saíram da infância e que na Terra se acham, por assim dizer, em curso de educação, para se desenvolverem pelo contato com espíritos mais adiantados. Vêem depois as raças semicivilizadas, constituídas desses mesmos espíritos em via de progresso. São elas, de certo modo, raças indígenas da Terra, que aí se elevaram pouco a pouco em longos períodos seculares, algumas das quais hão podido chegar ao aperfeiçoamento intelectual dos povos mais esclarecidos.

Os espíritos em expiação são exóticos na Terra. Já viveram noutros mundos, donde foram excluídos em conseqüência da sua obstinação no mal e por se haverem constituído em tais mundos, causa de perturbação para os bons. Tiveram de ser degredados, por algum tempo, para o meio de espíritos mais atrasados, com a missão de fazer que estes últimos avançassem, pois que levam consigo inteligências desenvolvidas e o gérmen dos conhecimentos que adquiriram.

A felicidade não pode existir, por enquanto, na face do orbe, porque em sua generalidade, as criaturas humanas se encontram intoxicadas e não sabem contemplar a grandeza das paisagens exteriores que as cercam no planeta. Contudo, importa observar que é no globo terrestre que a criatura edifica as bases da sua ventura real, pelo trabalho e pelo sacrifício, a caminho das mais sublimes aquisições para o mundo divino de sua consciência.

A Terra sairá do estágio de expiação e provas e passará para planeta de regeneração. Nosso planeta está submetido à lei do progresso, como tudo na natureza. Ele progride, fisicamente, pela transformação dos elementos que o compõem e, moralmente, pela depuração dos espíritos encarnados e desencarnados que o povoam. Ambos progressos se realizam paralelamente, porquanto o melhoramento da habitação guarda relação com o habitante. Fisicamente, o globo terráqueo há experimentado transformações que a ciência tem comprovado e que o tornaram sucessivamente habitável por seres cada vez mais aperfeiçoados. Moralmente, a Humanidade progride pelo desenvolvimento da inteligência, do senso moral e do abrandamento dos costumes.

Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque lhe constituiriam obstáculos ao progresso. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas. Substitui-los-ão espíritos melhores, que irão fazer reinem em seu seio a justiça, a paz e a fraternidade.

A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá Em cada criança que nascer, em vez de um espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnaria, virá um espírito mais adiantado e propenso ao bem.

A época atual é de transição; confundem-se os elementos duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos a partida de uma e a chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares.

Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e a crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior. Não se comporá exclusivamente de espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração.

Eis, pois, a destinação imediata da Terra: planeta de regeneração. Continuando, porem, no seu progresso ininterrupto, ascenderá a planos mais altos até a perfeição a que estamos todos predestinados.



Para atingirmos a maturidade evolutiva, a Espiritualidade Superior vem trabalhando desde meados do século passado, a transformação do Mundo de Provas e Expiações a que pertencemos, objetivando através da nova visão do mundo, um fim grande e sublime: o do progresso individual da alma, através da reencarnação e da evolução social indicando o caminho que conduz a esse fim, o Mundo de Regeneração, onde o bem prevalecerá ao mal. 


Na imensidade do Universo existem várias formas de vida e estão espalhadas em muitas categorias de acordo com a evolução espiritual. E o mundo material faz parte de um laboratório de purificação das almas pouco evoluídas que necessitam de experiências carnais. Mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo.
As principais categorias são:

  1. Mundos Primitivos
  2. Mundos de Provas e Expiações
  3. Mundos de Regeneração
  4. Mundos Felizes
  5. Mundos Celestes ou Divinos
Mundos Primitivos: servem de primeiras moradas da alma humana; são rudimentares e de forma sem nenhuma beleza, nem delicadeza e benevolência com os semelhantes. Vivem pelo instinto onde a força bruta é a lei.
Mundos de Provas e Expiações: Constituídos, em sua maioria, por seres que já viveram e que realizaram certo progresso, mas ainda com numerosos vícios e apegos as causas materiais, demonstrando uma grande imperfeição moral. A Terra, é um desses mundos ingratos, cheios de misérias, perversidades dos homens e ainda sujeito a hostilidade da Natureza, requerendo assim, penoso trabalho de desenvolver, a uma só vez, as qualidades do coração e as da inteligência, encarnação em encarnação, se depurando e se regenerando, tornando dignos da glória que lhes estavam reservadas.
Mundos de Regeneração : mundo intermediário entre mundos de expiação e os mundos felizes; as almas se depuram sem mais as paixões desordenadas e as maldades que eram envolventes, porém ainda sujeita às leis que regem a matéria.
Mundos Felizes: o bem se sobrepõe ao mal e a convivência em perfeita sintonia com a vontade do Criador.
Mundos Celeste ou Divinos: morada dos espíritos puros, desmaterializados e resplandecentes de glória. A forma humana idêntica, porém, embelezada, aperfeiçoada e, sobretudo, purificada.
Para maiores conhecimentos leia:

  1. O Que é o Espiritismo - Cap. Terc. - Editora IDE - Allan Kardec
  2. O Pensamento de Emmanuel- Cap. I - Editora FEB - Martins Peralva
  3. O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. III - Editora IDE - Allan Kardec
  4. Evolução em Dois Mundos - Primeira Parte - Editora FEB - Série André Luiz
"Na casa de meu Pai há muitas moradas"
Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...